História, detalhes, como se classificou... Tudo que você precisa saber sobre o clube sul-africano Mamelodi Sundowns, que disputará o novo torneio global da FIFA em 2025.
O Mamelodi Sundowns é um dos quatro clubes africanos que viajarão para os Estados Unidos para participar do novo Mundial de Clubes da FIFA 2025™.
Aqui, a FIFA descreve o perfil de um dos clubes mais tradicionais da África do Sul, explica como foi sua trajetória para se classificar para o Mundial de Clubes FIFA 25 e quais são as figuras mais lendárias que já vestiram sua camisa em diferentes décadas.
Depois de quase 10 anos, o Mamelodi Sundowns retornará a uma competição da FIFA no Mundial de Clubes. Eles enfrentarão o Fluminense, campeão da CONMEBOL Libertadores, o Borussia Dortmund, da Alemanha, e o Ulsan HD, da Coreia do Sul. Os últimos dois conquistaram suas vagas via ranking.
Fluminense FC (BRA)
Borussia Dortmund (ALE)
Ulsan HD (COR)
Ulsan HD x Mamelodi Sundowns FC - Estádio Inter&Co, Orlando, 18h no horário local, 19h no horário de Brasília, 23h de Lisboa
Mamelodi Sundowns FC x Borussia Dortmund - Estádio TQL, Cincinnati, 12h no horário local, 13h de Brasília, 17h de Lisboa
Mamelodi Sundowns FC x Fluminense FC - Estádio Hard Rock, Miami, 15h no horário local, 16h de Brasília, 20h de Lisboa
O Mamelodi Sundowns garantiu a vaga no Mundial de Clubes da FIFA por meio do ranking da CAF. Sua regularidade na Liga dos Campeões da CAF no período classificatório de quatro anos (2020-24), quando alcançou duas vezes tanto as quartas de final quanto as semifinais, garantiu que o time se classificasse para o torneio que será disputado nos EUA.
Fundação: 1970
Estádio: Loftus Versfeld Stadium
Apelido: Brasileiros, Nação Amarela, Bafana ba Style
Fundado na década de 1960 por um grupo de jovens de Pretória como Marabastad Sundowns, o time se inscreveu na Federação da Liga Profissional de Futebol em 1967 e se tornou um clube oficial três anos depois. Seu uniforme amarelo, verde e azul fez com que ganhasse o apelido de "os Brasileiros", enquanto seu estilo de jogo característico também lhe rendeu o nome de "Bafana ba Style" ("garotos com estilo").
Após uma década na primeira divisão sul-africana, o Sundowns foi rebaixado em 1980 e passou os cinco anos seguintes na segundona. A situação só mudou quando Zola Mahobe, conhecido como "Mr. Cool" ("Cara Legal", em tradução livre), assumiu o comando e levou o time de volta para a elite. Em 1986, o Sundowns voltou a ser protagonista do futebol sul-africano, derrotando o Jomo Cosmos por 1 a 0 e conquistando a Copa Mainstay.
Patrice Motsepe comprou o clube em 2003 e o rebatizou como Mamelodi Sundowns um ano depois, em homenagem à periferia de Pretória onde fica a sede. Os "Brasileiros" conquistaram 12 campeonatos nacionais neste século.
O melhor ano foi 2016, quando o técnico Pitso Mosimane levou a equipe ao título sul-africano e à conquista da Liga dos Campeões da CAF.
No fim dos anos 90, a torcida ia à loucura com os gols do atacante apelidado de "Trem Chukwu" (em homenagem à sua potência e força bruta). Em 124 partidas como titular, o jogador – que também defendeu a seleção nigeriana – marcou 63 gols, conquistando o prêmio de Jogador do Ano do Campeonato Sul-Africano em 1998. Ele chamou a atenção do Bari, da Itália, um ano depois, mas retornou para mais duas passagens pelo gigante sul-africano antes de se aposentar em 2004.
Após vestir as camisas de Birmingham, Coventry e Sheffield United ao longo de mais de dez anos na Inglaterra, o atacante zimbabuense é uma das melhores revelações de toda a África. Ele regressou ao continente natal em 2004 e passou quatro anos no Sundowns, ajudando o clube na conquista de títulos do campeonato e da copa nacionais nesse período. Em 2020, foi técnico do time.
Um verdadeiro herói do clube, Zwane fez mais de 400 partidas e continua defendendo o clube sul-africano, e já foi convocado 40 vezes para a seleção nacional. Zwane, que funciona melhor como segundo atacante, esteve na campanha da conquista da Liga dos Campeões da CAF em 2016 e vem encantando a torcida fanática dos Brasileiros há mais de uma década com a sua habilidade, sua elegância, seus gols decisivos e a sua famosa comemoração com uma pirueta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário