História, detalhes, como se classificou... Tudo que você precisa saber sobre o clube alemão Bayern de Munique, que disputará o novo torneio global da FIFA em 2025.
O Bayern de Munique é um dos 12 times europeus e dois da Alemanha que participarão do Mundial de Clubes FIFA 25™ – primeira edição do torneio global que será realizado nos Estados Unidos.
Aqui, a FIFA descreve o perfil de um dos clubes mais tradicionais da Alemanha, explica como foi sua trajetória para se classificar para o Mundial de Clubes FIFA 25 e quais são os atletas mais importantes que já vestiram sua camisa em diferentes épocas.
O Bayern de Munique enfrentará times de Nova Zelândia, Argentina e Portugal no Grupo C. O representante da OFC é o Auckland City FC – o único time amador no torneio –, junto com o argentino Boca Juniors e o português Benfica, que se classificaram pelo ranking.
Auckland City FC (Nova Zelândia)
CA Boca Juniors (Argentina)
SL Benfica (Portugal)
Domingo, 15 de junho de 2025
Bayern de Munique x Auckland City – 12h local (13h de Brasília, 17h de Lisboa) TQL Stadium, Cincinnati
Sexta-feira, 20 de junho de 2025
Bayern de Munique x Boca Juniors – 21h local (22h de Brasília, 02h de Lisboa do dia seguinte) Hard Rock Stadium, Miami
Terça-feira, 24 de junho de 2025
Benfica x Bayern de Munique – 15h local (16h de Brasília, 20h de Lisboa) Bank of America Stadium, Charlotte, 15:00
A presença do Bayern no Mundial de Clubes FIFA 25 foi confirmada praticamente de modo automático quando o formato do torneio foi anunciado em dezembro de 2023.
O forte desempenho do clube na Liga dos Campeões da UEFA durante o período de classificação de quatro anos (2021-2024), chegando às quartas de final em todas as temporadas, já garantiu ao clube bávaro a classificação via ranking continental da UEFA.
Fundação: 1900
Estádio: Allianz Arena
Apelido: Bávaros, Die Roten (Os Vermelhos)
O Bayern de Munique foi fundado em 1900. O clube mais bem-sucedido na história do futebol alemão comemorou o primeiro de seus 33 títulos da liga em 1932, bem antes de a Bundesliga ser criada em 1963. O Bayern venceu 11 títulos consecutivos da liga entre 2013 e 2023, antes de o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso encerrar esta série na temporada 2023-24. Die Roten também é o recordista da DFB-Pokal (Taça da Alemanha), com 20 títulos conquistados, o mais recente dos quais ocorreu em 2020.
A imagem vencedora do Bayern vai bastante além das fronteiras da Alemanha. A vasta vitrine de troféus do clube inclui seis títulos da Liga dos Campeões da UEFA (anteriormente chamada de Copa da Europa), duas Copas Intercontinentais e dois troféus da Copa do Mundo de Clubes da FIFA™. O Bayern sagrou-se campeão mundial de clubes da FIFA pela primeira vez depois de vencer o Raja Casablanca (Marrocos) por 2 a 0 em 2013, repetindo o feito com uma vitória por 1 a 0 sobre o UANL Tigres (México) em 2020.
O currículo de Franz 'Kaiser' Beckenbauer como jogador, treinador e presidente do Bayern não só simbolizou a grandeza como se refletiu no futebol alemão como um todo. Como jogador, Beckenbauer foi um líbero excepcional que levou seu clube e seu país a inúmeros títulos nacionais e internacionais, incluindo quatro Bundesligas, quatro Copas da Alemanha, três Copas Europeias consecutivas e a Copa do Mundo FIFA de 1974™. Ele também ganhou a Bola de Ouro em 1972 e 1976. Beckenbauer mais tarde venceu a Copa do Mundo pela segunda vez em 1990, desta vez como técnico da Alemanha.
Também conhecido como 'Der Bomber der Nation' (o artilheiro do país), Müller é indiscutivelmente o melhor atacante alemão de todos os tempos. Ao lado de Beckenbauer, ele não se cansou de fazer gols pelo Bayern e pela Alemanha Ocidental nas décadas de 1960 e 1970, acumulando uma grande quantidade de títulos no processo, incluindo quatro títulos da liga, quatro Copas da Alemanha, três Copas da Europa e a Copa do Mundo de 1974, na qual marcou o gol do título na vitória por 2 a 1 sobre a Holanda.
Matthäus foi uma estrela europeia nas décadas de 1980 e 1990. Como líbero e meio-campista central, era conhecido por sua liderança e por sua habilidade com a bola. O incansável alemão também desempenhou um papel fundamental em vários triunfos do Bayern, incluindo sete títulos da Bundesliga, três Taças da Alemanha e a Copa da UEFA.
Ele também é o jogador que mais disputou partidas pela Alemanha, com 150 jogos pela seleção, tornando-se campeão mundial em 1990 e vice-campeão em outras duas ocasiões (1982, 1986). Ele ganhou a Bola de Ouro em 1990 e foi eleito Jogador do Ano da FIFA em 1991.
Nenhum comentário:
Postar um comentário