História, detalhes, como se classificou... Tudo que você precisa saber sobre o clube alemão Borussia Dortmund, que disputará o novo torneio global da FIFA em 2025.
O Borussia Dortmund será um dos 12 clubes europeus e uma das duas equipes da Alemanha que disputarão o Mundial de Clubes FIFA 25™.
Aqui, a FIFA descreve o perfil de um dos clubes mais tradicionais da Alemanha, explica como foi sua trajetória para se classificar para o Mundial de Clubes FIFA 25 e quais são as figuras mais lendárias que já vestiram sua camisa em diferentes décadas.
O gigante alemão Borussia Dortmund enfrentará times do mundo todo quando for aos Estados Unidos em junho de 2025. Eles enfrentarão o Fluminense (vencedor da Copa Libertadores de 2023) e dois times que se classificaram pelo ranking, o gigante sul-africano Mamelodi Sundowns FC e o Ulsan HD da Coreia do Sul.
Fluminense FC (Brasil)
Ulsan HD (Coreia do Sul)
Mamelodi Sundowns FC (África do Sul)
Terça-feira, 17 de junho de 2025
Fluminense x Borussia Dortmund – 12h local (13h de Brasília, 17h de Lisboa) MetLife Stadium, Nova York Nova Jersey
Sábado, 21 de junho de 2025
Mamelodi Sundowns x Borussia Dortmund – 12h local (13h de Brasília, 17h de Lisboa) TQL Stadium, Cincinnati
Quarta-feira, 25 de junho de 2025
Borussia Dortmund x Ulsan HD – 15h local (16h de Brasília, 20h de Lisboa) TQL Stadium, Cincinnati
O finalista da Liga dos Campeões de 2024 garantiu a sua vaga em março de 2024 através do critério do ranking europeu. Quando o Leipzig, seu último concorrente alemão, foi eliminado do torneio continental, a participação do Borussia estava assegurada.
Juntamente com o clube de Dortmund, o Bayern de Munique – o outro alemão que disputará o Mundial de Clubes – já havia obtido a vaga também pelo critério do ranking.
Fundação: 1909
Estádio: Signal Iduna Park
Apelido: Os aurinegros
O Borussia Dortmund foi fundado em 1909 e com o tempo foi se tornando um dos mais bem-sucedidos e mais queridos clubes do futebol alemão. A equipe venceu o seu primeiro Campeonato Alemão em 1956 e desde então conquistou oito títulos da Bundesliga, o último deles em 2012 sob o comando de Jürgen Klopp. O Borussia conquistou ainda quatro Copas da Alemanha, a última em 2021.
No cenário internacional, a equipe também alcançou triunfos consideráveis. O principal deles aconteceu em 1997, quando o clube de Dortmund levantou a taça da Liga dos Campeões da UEFA depois de derrotar a Juventus por 3 a 1 na final. No mesmo ano, o título continental foi complementado pela conquista do Mundial de Clubes derrotando o Cruzeiro por 2 a 0 na decisão.
O Borussia ficou perto de conquistar o principal torneio continental da Europa outras duas vezes, em 2013 e 2014, mas foi derrotado na final nas duas ocasiões.
Michael Zorc passou toda a sua carreira profissional no Borussia Dortmund. Devido aos seus longos cabelos, foi apelidado pelos seus companheiros de "Susi" e graças à torcida o apelido nunca mais o deixou. O volante brilhou por muitos anos por sempre correr muito, pelas suas qualidades de liderança e pelo seu faro de gols.
Zorc era um especialista em cobranças de pênaltis e ajudou o Borussia a conquistar dois Campeonatos Alemães e também a Liga dos Campeões 1997. Com 572 jogos disputados, até hoje ele é o jogador que atuou em mais partidas pelo clube. Depois de encerrar a carreira, Zorc permaneceu no Borussia trabalhando por muitos anos como diretor esportivo.
O brasileiro atuou na lateral esquerda do Borussia Dortmund de 1998 a 2011 e foi duas vezes campeão alemão. Dedé era admirado tanto pelos seus companheiros quanto pela torcida graças ao seu estilo alegre e franco.
Nos gramados, ele brilhava pela sua combatividade e por preparar muitas jogadas de gol, que não poucas vezes eram arrematadas pelos seus compatriotas Amoroso e Ewerthon, em gols que eles comemoravam sempre de forma especial.
Foi graças ao seu jeito simpático que ele se tornou tão querido pelos torcedores do Borussia. Também permanece inesquecível o seu jogo de despedida em Dortmund, com a presença de mais de 81.000 espectadores.
Apesar de ter nascido em Dortmund e sido formado nas categorias de base do Borussia Dortmund, o jogador teve um passagem pelo Ahlen e pelo Borussia Mönchengladbach antes de se tornar o principal jogador, o capitão e o xodó da torcida do Aurinegro.
O atacante rápido como uma flecha era especialmente notável pelos seus dribles rápidos e pela sua criatividade. Reus foi eleito duas vezes o Jogador do Ano da Alemanha e venceu a Copa da Alemanha duas vezes, em 2017 e 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário