Juventus: Gigante italiano irá para o palco do Mundial de Clubes FIFA 25
A Juventus FC é uma das 12 equipes europeias que competirão no Mundial de Clubes FIFA 25™. Além disso, os alvinegros são uma das duas equipes italianas classificadas para a primeira edição do torneio, junto à Internazionale.
Aqui, a FIFA descreve o perfil de um dos clubes mais tradicionais da Itália, explica como foi sua trajetória para se classificar para o Mundial de Clubes FIFA 25 e quais são as figuras mais lendárias que já vestiram sua camisa em diferentes décadas.
Os gigantes de Turim foram para um grupo fascinante. No Mundial de Clubes de 2025, eles enfrentarão o Al Ain FC, dos Emirados Árabes Unidos, antes de um confronto com o Wydad AC, do Marrocos. O Manchester City aguarda na final do Grupo G.
Manchester City (Inglaterra)
Wydad AC (Marrocos)
Al Ain FC (Emirados Árabes Unidos)
Quarta-feira, 18 de junho de 2025
Al Ain x Juventus – 21h local (22h de Brasília, 02h de Lisboa do dia seguinte) Audi Field, Washington D.C.
Domingo, 22 de junho de 2025
Juventus x Wydad AC – 12h local (13h de Brasília, 17h de Lisboa) Lincoln Financial Field, Filadélfia
Quinta-feira, 26 de junho de 2025
Juventus x Manchester City – 15h local (16h de Brasília, 20h de Lisboa) Camping World Stadium, Orlando
A Juventus garantiu sua vaga no próximo Mundial de Clubes pelo ranking da UEFA. A presença contínua do clube na Liga dos Campeões da UEFA, chegando duas vezes às oitavas de final no período de 2021 a 2024, garantiu a classificação dos alvinegros para o torneio que acontecerá nos EUA em 2025.
Fundação: 1897
Estádio: Juventus Stadium (Allianz Stadium)
Apelidos: Juve, La Vecchia Signora (A Velha Senhora), os alvinegros
O nome do clube, Juventus, significa literalmente "juventude" em latim, porque foi fundado por jovens estudantes no distante ano de 1897. Essa juventude fundou um clube lendário, que, nos anos 1930, foi apelidado de “Velha Senhora” – talvez por causa da realeza e nobreza associadas à região de Piemonte, ou, porque, naquela época, a Juve preferia confiar em jogadores experientes para evitar riscos que os fizessem perder as partidas.
E essa estratégia deu certo, já que ele é o time italiano com o maior número de títulos: 36 scudettos – um número recorde – 15 Copas Itália e nove Supercopas Italianas. Na história da Juventus, não há praticamente uma única década em que o clube não tenha ganhado um troféu. É impossível replicar a sequência impressionante de vitórias dos alvinegros na Itália, que alcançaram também grande sucesso no continente europeu.
Os numerosos triunfos fora do país da bota contribuíram ainda mais para aumentar a reputação internacional de um clube já conhecido em todo o mundo.
São duas conquistas na Liga dos Campeões da UEFA, sendo a primeira na temporada de 1984-1985, em que brilharam Michel Platini e Paolo Rossi, e a segunda na de 1995-1996, vencendo o Ajax nos pênaltis. Somam-se a esses dois sucessos: três Copas da UEFA (1976-1977,1989-1990 e 1992-1993), uma Recopa Europeia, duas Supercopas da UEFA, duas Copas Intercontinentais e uma Copa Intertoto.
Passando apenas um ano na Série B em 2006, a Juventus voltou a garantir seu lugar na Série A, abrindo um capítulo de grandes vitórias entre os anos de 2010 e 2019. Com a chegada de Antonio Conte e a construção do novo “Juventus Stadium”, a Juve inicia a mais longa sucessão de títulos, abocanhando 9 scudettos consecutivos na Série A entre as temporadas de 2011-2012 e 2019-2020.
Os três primeiros foram conquistados sob o comando de Antonio Conte, seguidos por duas finais da Champions League (2015 e 2017) com Massimiliano Allegri, e a vitória do último campeonato italiano foi sob a tutela de Maurizio Sarri.
Uma vida dedicada à Juventus. Mantendo, por quase meio século, o maior número de gols e partidas disputadas, Giampiero Boniperti representou as cores alvinegras não só em campo, durante as gloriosas temporadas de 1946 a 1961, mas também no cargo de presidente de 1971 a 1990.
Um atacante formidável, com grande visão de jogo aliada à potência e velocidade, ele marcou 188 gols em 469 partidas, sendo incluído na lista dos 125 melhores jogadores vivos da história, criada em ocasião do centenário da FIFA.
Símbolo da posição de líbero na virada da década de 70 para 80, Scirea era um zagueiro incansável. E junto a Dino Zoff, Claudio Gentile e Antonio Cabrini, formou uma das linhas de defesa mais fortes e ilustres na história da Juventus e também da Seleção Italiana, com quem venceu a Copa do Mundo da FIFA Espanha 1982™.
Íntegro e gentil fora de campo, ele era respeitado por colegas e torcedores, que ficaram profundamente abalados pelo seu desaparecimento trágico e prematuro. Scirea, de fato, faleceu com apenas 36 anos depois de um acidente automobilístico na Polônia, onde foi observar o Górnik Zabrze, o próximo time que a Juve teria enfrentado na Copa da UEFA.
Conhecido por suas comemorações com a língua de fora e seu desempenho extraordinário, “Alex” Del Piero foi um dos maiores jogadores de todos os tempos a vestir a camisa alvinegra. Um atacante completo com uma técnica impecável, ele tem o recorde de maior número de partidas jogadas com o clube (705), do qual foi capitão e farol do ataque, frenquentemente fazendo dupla com outros jogadores talentosos.
Às vezes exibindo costeletas longas, outras, cabelo encaracolado ou completamente raspado, Del Piero foi o ícone da Juve entre os anos 90 e 2000. Ele é idolatrado pelos torcedores alvinegros e amado por todos os italianos, especialmente pelo gol que marcou com a camisa da Azzurra contra a Alemanha em 4 de julho de 2006, nomeado de “alla Del Piero” (ao estilo de Del Piero), em uma semifinal que levou a Itália a Berlim e à vitória da Copa do Mundo da FIFA 2006™.
Um goleiro lendário ligado fortemente à Juventus, “Gigi” Buffon é um dos jogadores mais emblemáticos e marcantes a atuar no gol. Ficando atrás apenas de Del Piero, ele é o segundo jogador com o maior número de partidas disputadas com a camisa da Juventus (685) e um dos oito jogadores – o único italiano – a somar cinco participações na Copa do Mundo da FIFA (1998, 2002, campeão em 2006, 2010 e 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário