Saiba quem é o alvo da Overclean que deu apartamento de luxo a prefeito de Salvador - BS NOTÍCIAS

Última


segunda-feira, 5 de maio de 2025

Saiba quem é o alvo da Overclean que deu apartamento de luxo a prefeito de Salvador

 


Do ramo imobiliário, o empresário é alvo da terceira fase da operação que investiga um esquema bilionário de fraudes.

Apontado pela Polícia Federal (PF) como um dos operadores financeiros do esquema investigado pela Overclean, Samuca Franco (foto em destaque) é o empresário alvo da operação que mantém ligação direta com o atual prefeito de Salvador (BA), Bruno Reis.

Recentemente, Franco comprou dois apartamentos luxuosos no condomínio Bay View, localizado em Barra Grande, Península de Maraú (BA), e que um deles teria como verdadeiro proprietário o prefeito Bruno Reis.

Relação de amizade

Para além da ligação relacionada ao suposto apartamento usado pelo prefeito, os dois são sócios na SPE Vento Sul Empreendimentos Imobiliários Ltda.

nformações apontam que os dois atuam juntos desde maio de 2022. Documentos obtidos na Junta Comercial da Bahia revelam que o prefeito adquiriu, por meio da BB Patrimonial (empresa em sociedade com seus filhos), 10% das cotas da empresa por R$ 60 mil, diretamente das mãos de Franco, que manteve 90% da sociedade.

Além dos vínculos societários, Reis já declarou publicamente sua proximidade pessoal com Franco. Em discurso registrado em vídeo durante evento empresarial, referiu-se a Samuca Franco como um “irmão que a vida deu” e admitiu manter contato diário com ele por telefone.

SamucaFranco também é ligado a Carlos André Coelho, ex-prefeito de Santa Cruz da Vitória (BA), que foi preso na segunda fase da operação. Nas redes sociais, ele também tem fotos com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), que tem uma casa no mesmo condomínio.

Investigado

O empresário foi alvo da operação em 5 de abril. Ele é apontado como possível operador financeiro do esquema investigado. A coluna apurou que durante as buscas, foram apreendidos eletrônicos e centenas de documentos relacionados a imóveis.

A Operação Overclean investiga um esquema bilionário de fraudes em licitações, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro, com ramificações em diversos estados. Segundo a PF, o grupo criminoso teria movimentado cerca de R$ 1,4 bilhão por meio de contratos fraudulentos, especialmente ligados ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Bahia.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here