História, detalhes, como se classificou... Tudo que você precisa saber sobre o clube inglês Manchester City, que disputará o novo torneio global da FIFA em 2025.
O Manchester City, superpotência da Premier League inglesa, será um dos 12 times europeus a participar do Mundial de Clubes FIFA 25™ – primeira edição do torneio global que será realizado nos Estados Unidos.
Aqui, a FIFA descreve o perfil de um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra, explica como foi sua trajetória para se classificar para o Mundial de Clubes FIFA 25 e quais são os atletas mais importantes que já vestiram sua camisa em diferentes épocas.
Um dos favoritos para vencer a competição, o City foi sorteado para um fascinante grupo na primeira fase do Mundial de Clubes. Eles vão enfrentar o time marroquino Wydad AC, o Al Ain (vencedor da Liga dos Campeões da AFC de 2023/24) e a gigante italiana Juventus.
Wydad AC (Marrocos)
Al Ain FC (Emirados Árabes Unidos)
Juventus FC (Itália)
Quarta-feira, 18 de junho de 2025
Manchester City x Wydad AC – 12h local (13h de Brasília, 17h de Lisboa) Lincoln Financial Field, Filadélfia
Domingo, 22 de junho de 2025
Manchester City x Al Ain FC – 21h local (22h de Brasília, 02h de Lisboa do dia seguinte) Mercedes-Benz Stadium, Atlanta
Quinta-feira, 26 de junho de 2025
Juventus FC x Manchester City – 15h local (16h de Brasília, 20h de Lisboa) Camping World Stadium, Orlando
O City garantiu seu lugar no Mundial de Clubes FIFA 25 ao vencer a Internazionale de Milão na final da Liga dos Campeões da UEFA 2022/23, preenchendo uma das 12 vagas destinadas a equipes europeias. O meio-campista espanhol Rodri fez o único gol de um jogo tenso e dramático em Istambul.
O time dirigido por Pep Guardiola contou ainda com duas impressionantes defesas do goleiro Ederson no finalzinho para garantir uma vitória por 1 a 0 e seu primeiro troféu na principal competição de clubes da Europa.
Fundação: 1880 (originalmente como St Mark’s)
Estádio: Etihad Stadium
Apelidos: Citizens.
Hoje mundialmente conhecido como Manchester City, o foi fundado em 1880 com a criação de um time de futebol para a Igreja de São Marcos. Sete anos depois, essa equipe passou a se chamar Ardwick AFC até que, em 1894, adotou o nome de Manchester City Football Club.
O capítulo mais recente na rica história dos Citizens começou em 2008, quando o Abu Dhabi United Group se tornou o novo proprietário do clube, marcando o início de um período de sucesso sem precedentes e a conquista de vários troféus.
O triunfo mais simbólico dessa área provavelmente tenha ocorrido em maio de 2012, quando o City marcou duas vezes nos descontos para arrancar a vitória das garras do Queens Park Rangers e conquistar seu primeiro título da Premier League inglesa e seu primeiro título da primeira divisão em 44 anos. O gol salvador foi do artilheiro argentino Sergio Agüero.
Com a contratação de Pep Guardiola em 2016, o City se tornou um dos times mais atraentes e dominantes da história do futebol inglês.
Eles foram coroados campeões europeus pela primeira vez em sua história em junho de 2023, após uma vitória por 1 a 0 sobre o Inter de Milão. Isso fez com que o City se classificasse para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA™ no mesmo ano, e eles ergueram o troféu internacional após uma vitória dominante por 4 a 0 na final sobre o Fluminense, do Brasil, na Arábia Saudita.
O centroavante argentino gravou seu nome na história do futebol inglês e conquistou um lugar no coração de todos os torcedores do City, com seu gol no último suspiro contra o QPR, que encerrou a longa espera do clube pelo título da primeira divisão e os viu superar o arquirrival Manchester United no saldo de gols.
Agüero se tornou o maior artilheiro de todos os tempos do clube, com 260 gols durante um período prolífico de 10 anos, após deixar o Atlético de Madrid em 2011.
A história do goleiro Trautmann lembra um roteiro de filme. Depois de servir como pára-quedista alemão na Segunda Guerra Mundial, ele foi capturado pelos britânicos quando o conflito chegou ao fim e foi colocado em um campo de prisioneiros de guerra em Lancashire. Após sua libertação, ele jogou pelo time local St Helens Town, chamando a atenção do City.
O alemão, no fim, jogou mais de 500 partidas pelos Blues, sendo a mais famosa a final da Copa da Inglaterra de 1956 contra o Birmingham, quando fez uma defesa corajosa e crucial no final do segundo tempo para garantir a vitória de seu time por 3 a 1. Trautmann continuou jogando apesar de claramente machucado. Um exame de raio-X depois simplesmente revelaria que o pescoço.
Muitos jogadores têm uma estátua erguida em sua homenagem. Outros terão um lance de arquibancadas com seu nome. Poucos alcançaram tamanho status para receber as duas homenagens concedidas a Bell, que está imortalizado fora do Etihad Stadium ao lado de Francis Lee e Mike Summerbee – seus companheiros de equipe durante um período em que o clube conquistou todas as principais competições do futebol inglês e também ergueu a Copa dos Campeões da UEFA.
Em 2004, a Ala Oeste do estádio do City recebeu o nome do talentoso e incansável meio-campista que marcou mais de 100 gols em pouco menos de 400 partidas. Bell, que somaria 48 partidas pela Inglaterra
Nenhum comentário:
Postar um comentário