Al Hilal: Estrelas poderão mostrar brilho no Mundial de Clubes FIFA 25™ - BS NOTÍCIAS

Última


segunda-feira, 5 de maio de 2025

Al Hilal: Estrelas poderão mostrar brilho no Mundial de Clubes FIFA 25™

 


História, detalhes, como se classificou... Tudo que você precisa saber sobre o clube saudita Al Hilal, que disputará o novo torneio global da FIFA em 2025.


O clube de maior sucesso da Arábia Saudita, o Al Hilal, garantiu uma das quatro vagas atribuídas à Confederação Asiática de Futebol (AFC) para a primeiríssima edição do novo torneio global do futebol: o Mundial de Clubes da FIFA 25™.

Aqui, a FIFA descreve o perfil de um dos clubes mais tradicionais da Arábia Saudita, explica como foi sua trajetória para se classificar para o Mundial de Clubes FIFA 25 e quais são os atletas mais importantes que já vestiram sua camisa em diferentes épocas.


Grupo e tabela do Al Hilal no Mundial de Clubes

O Al Hilal enfrentará a realeza do futebol mundial, já que foi sorteado na mesma chave que o maior campeão europeu de todos os tempos, o Real Madrid, que tem 15 títulos da Liga dos Campeões da UEFA. Também estão no Grupo H o Pachuca, do México, campeão da Concacaf de 2024 e o FC Salzburg, da Áustria, que se classificou via ranking.

Adversários do Grupo H

Tabela do Al Hilal no Grupo H

Quarta-feira, 18 de junho

Real Madrid C. F. x Al Hilal - Estádio Hard Rock, Miami, 15h no horário local, 16h de Brasília, 20h de Lisboa

Domingo, 22 de junho

FC Salzburg x Al Hilal - Audi Field, Washington, D.C., 18h no horário local, 19h de Brasília, 23h de Lisboa

Quinta-feira, 26 de junho

Al Hilal x CF Pachuca - GEODIS Park, Nashville, 20h no horário local, 22h de Brasília, 2h de Lisboa no dia 27


Como se classificou

O Al Hilal se classificou para o Mundial de Clubes FIFA 25 como vencedor da Liga dos Campeões da AFC de 2021, derrotando o Pohang Steelers (Coreia do Sul) por 2 a 0 na final no estádio King Fahd Sports City.

Nasser Al Dosari colocou os sauditas na frente no primeiro minuto, antes de Moussa Marega aumentar a vantagem aos 63 minutos.

Foi assim que o Al Hilal ergueu seu quarto troféu da Liga dos Campeões da AFC e se tornou o clube de maior sucesso do torneio – uma honra que eles haviam compartilhado anteriormente com o Urawa Red Diamonds.


Ficha técnica

  • Fundação: 1957

  • Estádio: Kingdom Arena (Riad)

  • Apelidos: Al-Za'eem (o Chefe), Blue Wave, Al-Malaki (a Realeza).


História

O Al Hilal deve a sua existência a Abdul Rahman bin Saeed, o seu primeiro presidente, que fundou o Clube Olímpico em 1957, antes de o rei Saud bin Abdulaziz decidir mudar o nome do clube em 1958, escolhendo o Al Hilal entre três sugestões que lhe foram fornecidas.

Não demorou muito para que o clube saudita começasse a ganhar títulos nacionais, conquistando a sua primeira Taça do Rei em 1961, antes de adicionar a Taça do Príncipe Herdeiro em 1963/64, rapidamente se tornando uma potência na região.

O clube conquistou o título da Saudi Pro League na temporada inaugural de 1976/77 e não parou de empilhar troféus desde então, garantindo um recorde de 18 títulos da liga sem nunca ter sido rebaixado da primeira divisão.

Tendo vencido o campeonato de 1978/79 sob a liderança do lendário técnico e campeão da Copa do Mundo da FIFA Mario Zagallo, o Al Hilal continuou a dominar o futebol saudita ao longo da década de 1980, conquistando três títulos da liga e quatro Copas do Rei.

Na década seguinte, eles voltaram suas atenções para a glória continental, garantindo seu primeiro título do Campeonato Asiático de Clubes (agora Liga dos Campeões da AFC) em 1991 e 2000 e erguendo a Taça dos Vencedores das Copas da Ásia em 1997.

O seu sucesso a nível continental continuou no novo milênio, vencendo novamente a Taça dos Vencedores das Taças da Ásia em 2002, somando-se aos dois títulos da SuperTaça Asiática.

Apesar do sucesso sustentado no mercado interno, onde dominou a liga, a Onda Azul demorou para retornar ao topo do futebol continental após a introdução do atual formato da Liga dos Campeões da AFC. Foi em 2019 que eles conseguiram novamente o título.

Depois, em 2021, conquistaram o quarto título recorde da Liga dos Campeões da AFC e, com ele, garantiram vaga no próximo Mundial de Clubes FIFA 25.

O Al Hilal disputou três das últimas cinco edições da Copa do Mundo de Clubes da FIFA™ em seu formato anterior. O melhor resultado ocorreu em 2022, ano em que o clube chegou à final e perdeu para o gigante europeu Real Madrid por 5 a 3.

Real Madrid CF x Al-Hilal SFC | Final | Copa do Mundo de Clubes da FIFA Marrocos 2022 | Melhores momentos
Veja lances da partida entre Real Madrid CF e Al-Hilal SFC no Estádio Príncipe Moulay Abdellah, Rabat, 11/2/2023, 20:00.

Ídolos

Youssef Al-Thunayan

A visão excepcional e a inteligência do meio-campista renderam a ele o apelido de "O Filósofo". Al-Thunayan passou toda a carreira no Al Hilal, ajudando o clube a conquistar 24 troféus, incluindo sete títulos da Liga Saudita e dois Campeonatos Asiáticos de Clubes.

Quando Al-Thunayyan se aposentou em 2005, o Al Hilal celebrou sua trajetória com um jogo festivo contra o Valência (Espanha) – e os sauditas venceram por 2 a 1. Ainda muito respeitado pelos torcedores do clube, o jogador de 60 anos é considerado um verdadeiro ícone do futebol da Arábia Saudita.

Sami Al-Jaber

Além de ter levado o Al Hilal ao título na Liga dos Campeões da AFC em duas ocasiões e vencido a Liga Saudita cinco vezes, Al-Jaber é o maior artilheiro de todos os tempos do clube (214 gols) e o jogador com mais jogos (448). Estas estatísticas destacam a sua enorme contribuição para a história do clube.

O ex-atacante é um dos jogadores mais talentosos da história do futebol saudita. Ele iniciou sua carreira profissional no Al Hilal em 1989 e se aposentou em 2007, deixando o clube apenas por dois breves períodos de empréstimo ao Wolverhampton Wanderers (Inglaterra) e ao Al Gharafa (Qatar).

Mohamed Al-Deayea

Tendo disputado quatro Copas do Mundo da FIFA™ e somado 178 jogos pela sua seleção – um recorde global para um goleiro – o lendário Mohamed Al-Deayea chegou a ser por um tempo o jogador com mais partidas pelo futebol masculino de seleções.

Ao contrário dos outros dois jogadores citados acima, Al-Deayea não passou toda a carreira no Al Hilal. No entanto, criou um legado duradouro durante sua passagem por lá, ganhando quatro títulos do Campeonato Saudita e uma Liga dos Campeões da AFC.

Ele se aposentou em 2010 e foi homenageado pelo Al Hilal em uma partida contra a Juventus (Itália) em 2012, um espetáculo que levou 70 mil torcedores ao King Fahd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here