História, detalhes, como se classificou... Tudo que você precisa saber sobre o clube egípcio Al Ahly, que disputará o novo torneio global da FIFA em 2025.
O Al Ahly representará o Egito e a África no Mundial de Clubes FIFA 25™, primeira edição do torneio global que será realizado nos EUA.
Aqui, a FIFA descreve o perfil de um dos clubes mais tradicionais do Egito, explica como foi sua trajetória para se classificar para o Mundial de Clubes FIFA 25 e quais são os atletas mais importantes que já vestiram sua camisa em diferentes épocas.
Al Ahly está em uma chave absolutamente diversa, com representantes de três continentes diferentes. O Grupo A conta com Palmeiras, campeão da CONMEBOL Libertadores de 2021, os gigantes portugueses do Porto e o Inter Miami de Lionel Messi.
SE Palmeiras (BRA)
FC Porto (POR)
Inter Miami CF (EUA)
Al Ahly FC x Inter Miami CF - Estádio Hard Rock, Miami, 20h no horário local, 21h de Brasília e 1h de Lisboa no dia 15
SE Palmeiras x Al Ahly FC - Estádio MetLife, Nova York-Nova Jersey, 12h no horário local, 13h de Brasília, 17h de Lisboa
FC Porto x Al Ahly FC - Estádio MetLife, Nova York-Nova Jersey, 21h no horário local, 22h de Brasília, 2h de Lisboa no dia 24
O Al Ahly se classificou para o Mundial de Clubes da FIFA 25 como vencedor das Ligas dos Campeões da CAF de 2020/21, 2022/23 e 2023/24. Os Red Devils venceram os Kaizer Chiefs da África do Sul em 2020/21; depois, em 2022/23, superaram o Wydad de Marrocos, que os havia derrotado na final de 2021/22 – e que também representará a África como campeão continental em das últimas quatro edições.
O Al Ahly também chegou à glória na Liga dos Campeões nesta temporada, permitindo que o Mamelodi Sundowns da África do Sul e o Esperance da Tunísia se classificassem para o Mundial de Clubes FIFA 25 através do ranking continental.
Fundação: 1907
Estádio: Estádio do Cairo
Apelidos: Red Devils (Diabos Vermelhos), El Mared El Ahmar, Red Castle (Castelo Vermelho)
O Al Ahly foi fundado em 24 de abril de 1907. A ideia de criar um clube para reunir jovens intelectuais egípcios foi apresentada por Omar Lotfy Bek e acabou evoluindo para a criação de um clube desportivo também com objetivos sociais.
O clube possui a maior base de torcedores do Egito e é um dos mais populares do Oriente Médio.
O Al Ahly viveu inúmeras épocas de sucesso e ganhou títulos continuamente desde a sua fundação. O clube conquistou 43 títulos do Campeonato Egípcio, 39 troféus da Copa do Egito e 12 títulos da Liga dos Campeões da CAF. O Castelo Vermelho detém o recorde em todos os torneios mencionados acima, com uma liderança impressionante sobre o arquirrival egípcio Zamalek, que está em segundo lugar em cada categoria.
O Al Ahly foi eleito Clube do Século 20 da CAF e participou nove vezes da Copa do Mundo de Clubes da FIFA™, conquistando a medalha de bronze em quatro ocasiões.
Al Khatib é um dos maiores nomes de todos os tempos do Al Ahly e do Egito. Depois de vestir com orgulho a famosa camisa vermelha por 13 anos, ele ocupou diversos cargos dentro do clube até se tornar seu atual presidente.
Apelidado de "Bebo", Al Khatib conquistou 20 títulos com o Al Ahly, incluindo dez títulos do Campeonato Egípcio, cinco troféus da Copa do Egito e as duas primeiras Ligas dos Campeões da CAF na história do clube em 1982 e 1987.
Aposentado em 1973, Al Khatib é o maior artilheiro de todos os tempos do clube, com 157 gols, e o maior goleador do time em torneios africanos, com 37 gols em 49 jogos.
Lenda do futebol egípcio, Aboutrika é considerado por muitos como o melhor jogador da história do clube devido às suas contribuições para os títulos e a popularidade do Al Ahly. Os fãs referem-se à geração histórica à qual ele pertenceu como a "Geração Aboutrika".
Aboutrika foi eleito Jogador Interclubes do Ano da CAF em quatro ocasiões e conquistou 23 títulos com a equipe, incluindo sete do Campeonato Egípcio, duas Copas do Egito, cinco Ligas dos Campeões da CAF, quatro Supertaças da África e cinco Supercopas do Egito.
Conhecido pelos torcedores como "Al Magico", ele jogou nove anos no Al Ahly – período em que disputou quatro vezes a Copa do Mundo de Clubes da FIFA e conquistou o bronze em 2006, quando foi o artilheiro da edição. Com quatro gols, ele está empatado com Hussein Al Shahat e Salem Al Dossary no maior número de gols marcados por um jogador árabe na história do torneio.
Maaloul é o terceiro não-egípcio a usar a braçadeira de capitão do Al Ahly e é amplamente visto como um dos maiores nomes de todos os tempos do clube - além de ser um ícone da geração atual. Desde que chegou aos Red Devils em 2016 vindo do Sfaxien da Tunísia, Maaloul fez história e acumulou estatísticas incríveis ao longo do caminho.
O tunisino conquistou 18 títulos pelo clube, incluindo cinco Campeonatos Egípcios, quatro Taças do Egito, cinco Supertaças do Egito, quatro Ligas dos Campeões Africanos e duas Supertaças Africanas. Durante suas quatro partidas pelo Al Ahly na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, Maaloul conquistou três medalhas de bronze.
Na verdade, Maaloul é o jogador com mais assistências na história do Al Ahly, com 83 em seu nome. Ele também é o zagueiro com mais gols, com 51 – números que sem dúvida crescerão enquanto ele defender as cores dos Red Devils.
Nenhum comentário:
Postar um comentário