McLaren engoliu RBR do tetracampeão, que ficou fora do pódio, apesar de resistência no começo da prova. Russell completa top 3 em dia de falha mecânica para Bortoleto.
Piastri herdou o primeiro lugar na prova no Circuito Internacional de Miami após largar da quarta colocação, alcançar a vice-liderança após a volta de abertura e cozinhar Verstappen nas oito voltas iniciais - concretizando, por fim, a ultrapassagem da vitória no 14º giro.
O holandês, então, ficou à mercê de Norris; originalmente segundo colocado, ele caiu para sétimo mas chegou ao top 3 em nove voltas. Sucedendo uma bandeira amarela na volta 30, o piloto da RBR ainda foi ultrapassado por Russell.
Piastri ultrapassa Norris e assume a liderança no GP de Miami — Foto: Sam Bagnall/Sutton Images
Oscar chega a quatro vitórias em 2025, ampliando sua vantagem na liderança do
campeonato de pilotos: agora, somando 131 pontos - 16 a mais que o vice-líder
Norris. Verstappen, terceiro colocado, tem Russell a apenas seis de alcançá-lo na
tabela. A McLaren segue dominando o campeonato de construtores, somando
246 pontos.
A F1 retorna daqui a duas semanas em 18 de maio, com o GP da Emilia-Romagna, sétima rodada desta temporada. Veja o calendário completo.
Momentos-chave
A largada
Max Verstappen lidera no início do GP de Miami de Fórmula 1 — Foto: REUTERS/Marco Bello
O pole Verstappen largou na frente, mas uma ligeira travada permitiu a aproximação do segundo colocado, Norris, que acessou a curva 2 um pouco à frente do rival. Max, porém, fechou a porta para o piloto da McLaren, que escapou do traçado e, por isso, despencou para o sétimo lugar.
Com isso, Antonelli teve caminho aberto para ameaçar uma manobra sobre o tetracampeão da RBR, que se defendeu e seguiu na ponta. Em terceiro lugar aparecia Piastri, à frente de Russell; e atrás da dupla, Albon, que ganhara duas colocações no início da prova.
No fundo do grid, pouco mudou; Bortoleto conseguiu se manter em 13º atrás de Hamilton. O calouro da Sauber passou a ter o colega Nico Hulkenberg em sua cola.
Prova começa com bandeira amarela
Ainda na largada, Jack Doohan, em 14º, teve um contato lateral com a RB de Liam Lawson. O safety car virtual foi acionado, e a prova recomeçou na volta 4 - momento em que Piastri passou Antonelli pela vice-liderança.
Piastri desbanca Verstappen da ponta
Oscar Piastri e Max Verstappen disputam liderança no GP de Miami da F1 2025
Na volta oito, Piastri conseguiu reduzir sua diferença para Verstappen a menos de 1s, sustentando ainda uma vantagem confortável em relação ao terceiro colocado, Antonelli, que posteriormente foi ultrapassado por Norris. Mas os ataques diretos começariam só na 10ª volta.
As duas primeiras tentativas de Piastri, no 11º giro, não surtiram efeito. Na abertura da volta 14, porém, o piloto da McLaren assumiu a liderança da prova na reta principal: com vantagem do carro à frente na entrada da curva, vindo por fora, forçou uma travada de pneus do rival e surgiu à frente dele, já abrindo 4s de vantagem sobre Verstappen nas voltas que sucederam.
Norris também supera tetracampeão
Para se colocar em posição de também pressionar Verstappen, Lando precisou de nove voltas, mirando o top 3: ele era sexto antes da bandeira amarela; depois subiu para quinto ao superar Albon e, por sequência, Russell e Antonelli. O piloto da McLaren se aproximou do holandês logo assim que seu colega, Piastri, herdou a liderança da corrida.
Max Verstappen também não superou duelo com Lando Norris no GP de Miami da F1 2025 — Foto: Hector Vivas/Getty Images
Max e Lando se reencontraram na 18ª volta. A primeira ultrapassagem não se manteve; apenas na segunda ultrapassagem é que Norris conseguiu enfim passar o piloto da RBR.
Mercedes tira Verstappen do pódio
Verstappen foi o primeiro piloto do top 3 a parar, na volta 27. Ele retornou em sexto lugar, mas logo após sua troca, uma quebra na Haas de Oliver Bearman acionou o safety car virtual pela segunda vez. A McLaren fez o pit stop de seus dois pilotos entre as voltas 30 e 31; neste meio tempo, a Mercedes também chamou Russell, que retornou à pista na frente de Max quando a disputa recomeçou.
O holandês ensaiou algumas aproximações do rival, de quem esteve a 1s5; ainda assim, a diferença entre eles voltou a crescer nas últimas dez voltas.
Disputa controlada, Ferraris se desentendem
Hamilton largou em 13º e, após 23 voltas, conseguiu entrar na zona de pontuação; Leclerc seguiu em sua inalterada oitava colocação desde o começo da prova. A dupla enfim se encontrou quando o heptacampeão ultrapassou Carlos Sainz, no 34º giro.
Ambos tinham feito suas trocas de pneus durante o safety car virtual: Hamilton na volta 29, adotando os médios, e Leclerc na 30º, passando aos duros. Depois da manobra sobre Sainz, o veterano apareceu a meio segundo do colega, até então mais lento, e começou a reclamar pelo rádio da falta de "trabalho em equipe". O monegasco então foi orientado a inverter posições e Lewis subiu para sétimo
Nenhum comentário:
Postar um comentário